A dislexia não deve ser encarada como um problema que possa atrapalhar a vida de quem a possui. Tanto isso é verdade que muitos escritores, pintores, políticos, artistas, enfim, pessoas que tiveram alguma importância na História da humanidade foram disléxicos e detinham inteligência, em muitos casos, além do normal.
É o caso do físico norte-americano Thomas Edison, que nasceu com uma cabeça maior e todos acreditavam que ele era anormal, menos sua mãe. Na escola, após
o professor de Thomas ter afirmado que ele era mentalmente deficiente a mãe do garoto o retirou do estabelecimento e passou a ensiná-lo sozinha.
Também físico, o alemão Albert Einstein possuía fraco desempenho escolar quando criança. Seus professores acreditavam que o jovem sofria de algum retardo mental, pois havia começado a falar tarde e tinha raciocínio lento, além de não ter uma boa memória.
A mãe de Einstein o alfabetizou quando tinha 9 anos.
Após isso, um tio por parte de pai o despertou interesse pela matemática, fato que mostrou diversas qualidades do garoto, então escondidas.
Aos 14 anos já dominava álgebra, geometria e cálculo. No entanto, ele não tinha conhecimento algum em história, geografia e línguas.
Einstein se tornou professor da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, mesmo sem ter obtido boa qualificação nem diploma por onde estudou.
Ele ganhou o Prêmio Nobel de Física e teve na Teoria da Relatividade, que serviu de base, entre outras , para o uso da energia atômica, sua mais importante contribuição à ciência.
O Leonardo Da Vinci utilizando uma escrita especial, inventada por ele mesmo.
As pessoas que estudavam suas anotações ficavam intrigadas com sua escrita da direita para a esquerda, de espelhada. Apenas quando ele escrevia coisas para os outros saberem ele fazia da forma comum. Este era um dos motivos apontados para ele ser disléxico.
Entre outros disléxicos conhecidos estão o criador do Mickey Mouse, Walt-Disney, a escritora inglesa Agatha Christie, o -presidente dos Estados Unidos Winston Churchill, o pintor italiano Michelangelo, o ex-piloto de Fórmula Um, o britânico Jackie Stewart e os atores norte-americanos Whoopi Goldberg e Tom Cruise, sendo que este último decora seus papéis nos filmes através de um gravador .
Além deles, o cientista inglês Charles Darwin, que criou a Teoria da Evolução, uma das mais importantes teorias sobre o processo de evolução do homem, aceita até hoje no mundo também tinha dislexia.
Associação Brasileira de Dislexia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário