quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Famosos que são disléxicos.

A dislexia não deve ser encarada como um problema que possa atrapalhar a vida de quem a possui. Tanto isso é verdade que muitos escritores, pintores, políticos, artistas, enfim, pessoas que tiveram alguma importância na História da humanidade foram disléxicos e detinham inteligência, em muitos casos, além do normal.

É o caso do físico norte-americano Thomas Edison, que nasceu com uma cabeça maior e todos acreditavam que ele era anormal, menos sua mãe. Na escola, após
o professor de Thomas ter afirmado que ele era mentalmente deficiente a mãe do garoto o retirou do estabelecimento e passou a ensiná-lo sozinha.

Também físico, o alemão Albert Einstein possuía fraco desempenho escolar quando criança. Seus professores acreditavam que o jovem sofria de algum retardo mental, pois havia começado a falar tarde e tinha raciocínio lento, além de não ter uma boa memória.
A mãe de Einstein o alfabetizou quando tinha 9 anos.

Após isso, um tio por parte de pai o despertou interesse pela matemática, fato que mostrou diversas qualidades do garoto, então escondidas.

Aos 14 anos já dominava álgebra, geometria e cálculo. No entanto, ele não tinha conhecimento algum em história, geografia e línguas.

Einstein se tornou professor da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, mesmo sem ter obtido boa qualificação nem diploma por onde estudou.

Ele ganhou o Prêmio Nobel de Física e teve na Teoria da Relatividade, que serviu de base, entre outras coisas, para o uso da energia atômica, sua mais importante contribuição à ciência.
O pintor italiano Leonardo Da Vinci escrevia utilizando uma escrita especial, inventada por ele mesmo.

As pessoas que estudavam suas anotações ficavam intrigadas com sua escrita da direita para a esquerda, de forma espelhada. Apenas quando ele escrevia coisas para os outros saberem ele fazia da forma comum. Este era um dos motivos apontados para ele ser disléxico.

Entre outros disléxicos conhecidos estão o criador do Mickey Mouse, Walt-Disney, a escritora inglesa Agatha Christie, o ex-presidente dos Estados Unidos Winston Churchill, o pintor italiano Michelangelo, o ex-piloto de Fórmula Um, o britânico Jackie Stewart e os atores norte-americanos Whoopi Goldberg e Tom Cruise, sendo que este último decora seus papéis nos filmes através de um gravador .

Além deles, o cientista inglês Charles Darwin, que criou a Teoria da Evolução, uma das mais importantes teorias sobre o processo de evolução do homem, aceita até hoje no mundo também tinha dislexia.

Associação Brasileira de Dislexia.

Nenhum comentário: